Autor Tópico: Um novo Javali  (Lida 804 vezes)

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
Um novo Javali
« Online: Agosto 24, 2012, 02:51:48 pm »
Bom dia gnt, após muitas pesquisas e conversas em diversos fóruns, comecei a aprender um pouco sobre mecânica. E isso reacendeu um sonho BEM antigo meu (creio que tmb da maioria aqui), que é montar seu próprio carro. Mas não simplesmente comprar um carro e ir montando ele com peças diversas, como é geralmente, mas montar um carro "do zero", com uma identidade própria, um carro que pudesse ser vendido. Por isso, queria dividir com vocês esse sonho, e perguntar para vocês:

COMO DEVE SER O NOVO JAVALI??

Coloco Javali como base, pois era um jipe nacional de empresa própria, que era feito com peças de outras marcas, para facilitar a reposição. Essa é a idéia básica, um jipe nacional, com peças de fácil reposição, para ser usado pelo pessoal do campo ou pelos que adoram o off-road, com possível versão militar e também para defesa civil. E também outra coisa, ele deve ser razoavelmente barato, se possível, algo que custasse até 50 mil para produzir, pois os gastos com transportes, impostos e afins é desconhecido (além do lucro). Claro, levando numa brincadeira, pois, afinal, alguém aqui tem grana para abrir uma montadora?

Como eu estou abrindo o tópico, dou o pitaco inicial:

Colocaria o motor da S-10 nova, visto que qualquer motor novo terá de ser eletrônico, e o motor da S-10 é o que entrega mais torque hoje. Além de ser a S-10, a picape média mais vendida, facilitando muito sua reposição.
E eixos Dana 44 (ainda são feitos, que eu saiba).
« Última modificação: Agosto 24, 2012, 02:56:24 pm por Angelo Jr »

Offline filho do ico javali

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
Re:Um novo Javali
« Resposta #1 Online: Agosto 25, 2012, 11:21:40 pm »
Bom dia gnt, após muitas pesquisas e conversas em diversos fóruns, comecei a aprender um pouco sobre mecânica. E isso reacendeu um sonho BEM antigo meu (creio que tmb da maioria aqui), que é montar seu próprio carro. Mas não simplesmente comprar um carro e ir montando ele com peças diversas, como é geralmente, mas montar um carro "do zero", com uma identidade própria, um carro que pudesse ser vendido. Por isso, queria dividir com vocês esse sonho, e perguntar para vocês:

COMO DEVE SER O NOVO JAVALI??

Coloco Javali como base, pois era um jipe nacional de empresa própria, que era feito com peças de outras marcas, para facilitar a reposição. Essa é a idéia básica, um jipe nacional, com peças de fácil reposição, para ser usado pelo pessoal do campo ou pelos que adoram o off-road, com possível versão militar e também para defesa civil. E também outra coisa, ele deve ser razoavelmente barato, se possível, algo que custasse até 50 mil para produzir, pois os gastos com transportes, impostos e afins é desconhecido (além do lucro). Claro, levando numa brincadeira, pois, afinal, alguém aqui tem grana para abrir uma montadora?

Como eu estou abrindo o tópico, dou o pitaco inicial:

Colocaria o motor da S-10 nova, visto que qualquer motor novo terá de ser eletrônico, e o motor da S-10 é o que entrega mais torque hoje. Além de ser a S-10, a picape média mais vendida, facilitando muito sua reposição.
E eixos Dana 44 (ainda são feitos, que eu saiba).

Parabéns pelo tópico...
Esse é tópico que podemos viajar na maionese mesmo, e quem sabe uma fabrica pode tirar um proveito e construir esse sonho de todos nós jipeiros.
É o seguinte Angelo Jr., a minha configuração seria a seguinte, com base na proposta que vossa senhoria delimitou:
Motor= MWM da S-10 turbo intercooler, mas "não eletrônico", pois encarece muito a manutenção, como por exemplo o bico injetor que custa cerca de 4x o valor, tbm usaria o famoso cambio clarck, tração manual, diferencial da toyota band.(eixo flutuante), o chassis do Java mesmo, porem 50cm maior, manteria o sistema de suspensão com feixe de mola (spoa), pois não sou muito adepto ao sistema helicoidal ou suspensão independente, fazendo somente um melhoramento de amortecedor para estabilizar, com direção hidráulica, rodas de ferro (mod. F1000 98), pneus 285/75 R16 BF, capota rígida de fibra, tendo como opção dois ou 4 lugares e bagageiro tipo troller, tanque de combustível de inox com 60 litros no máximo, farol mod. L200 sport,  bancos parcialmente anatômicos, painel de instrumento, bem completo e util e  o máximo possível mecânico, como por exemplo temperatura e pressão de óleo.
Olha o Jr. sei lá se viajei de mais, mas seria isso ou próximo disso a minha ideia tentando não extrapolar os 50 mangos, valeu 

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #2 Online: Agosto 26, 2012, 12:45:41 am »
obrigado filho do ico, esse tópico é realmente só uma brincadeira, baseado nas experiencias de cada um. o principal aki, é fazer um jipe q possa ser produzido hj, ou seja, com todas as limitações burocráticas q existem. Razão, por exemplo, da minha escolha pelo motor novo da S-10, pois sei q motores eletrônicos são de manutenção mais cara q mecânicos. e nem se estressa com a limitação dos 50 mangos, essa não deve ser considerada a faixa pra venda do carro, mas sim o custo de peças. afinal, se forem vender, vão vender pela faixa de preço do troller. E uma capota de fibra modular como a do wrangler, seria mesmo uma boa pedida, principalmente no sábados de sol a beira mar. O carro só tem realmente 2 obrigações, ser diesel, e inspirar confiança. Mas essa sua configuração, é invejável, só discordaria dos faróis (prefiro quadrados). Um fato q é visível no pessoal q faz off-road, quase ninguém gosta de instrumentos eletrônicos (claro, do jeito q vão pra água rsrs), então concordo em outro ponto com você, um jipe deve ser o máximo possível mecânico (apesar de que, quando vi o interior da nova S-10, feito com base no camaro, fiquei com inveja)

Offline Jipuço

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #3 Online: Agosto 26, 2012, 02:32:10 am »

Opa!

Bem lembrado: uma alongadinha seria show. Os 50cm sugeridos pelo Filho do Ico Javali, trariam muito conforto. Esta alongada iria também resolver o problema da quebra das cruzetas do cardã traseiro.

« Última modificação: Agosto 26, 2012, 02:38:34 am por Jipuço »

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #4 Online: Agosto 26, 2012, 03:04:41 am »
acho q tmb aumentar um pouco a altura interna dele ia ajudar, eu tenho 1,86m e raspo a cabeça na lona, além de ficar limitada a minha visão a frente. Assim, aumentar a altura do santantônio e do para-brisa ia ajudar muito.

edit: filho do ico, o diferencial da toy bandeirante não é aquele q fica fazendo um barulho alto?? Pergunto pois meu pai já teve duas band, e sempre q passamos por uma ele reclama disso. Por sinal, passei hoje por uma na BR-101, e realmente saia dela um barulho alto.
« Última modificação: Agosto 26, 2012, 03:08:31 am por Angelo Jr »

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Resposta #5 Online: Agosto 26, 2012, 01:07:16 pm »
obrigado filho do ico, esse tópico é realmente só uma brincadeira, baseado nas experiencias de cada um. o principal aki, é fazer um jipe q possa ser produzido hj, ou seja, com todas as limitações burocráticas q existem. Razão, por exemplo, da minha escolha pelo motor novo da S-10, pois sei q motores eletrônicos são de manutenção mais cara q mecânicos. e nem se estressa com a limitação dos 50 mangos, essa não deve ser considerada a faixa pra venda do carro, mas sim o custo de peças. afinal, se forem vender, vão vender pela faixa de preço do troller. E uma capota de fibra modular como a do wrangler, seria mesmo uma boa pedida, principalmente no sábados de sol a beira mar. O carro só tem realmente 2 obrigações, ser diesel, e inspirar confiança. Mas essa sua configuração, é invejável, só discordaria dos faróis (prefiro quadrados). Um fato q é visível no pessoal q faz off-road, quase ninguém gosta de instrumentos eletrônicos (claro, do jeito q vão pra água rsrs), então concordo em outro ponto com você, um jipe deve ser o máximo possível mecânico (apesar de que, quando vi o interior da nova S-10, feito com base no camaro, fiquei com inveja)

Olá nobre, eu me equivoquei bruscamente, e acho que estava com sono tbm, mas o farol seria modelo do hummer, e sim, teria que ser quadrado, pois acho tbm que ficaria mais estiloso. Mas sobre alguma fabrica pegar o nosso sonho, eu ficaria feliz se fosse realizado. E qto o diferencial da band., eu desconheço tal barulho, citei ela por ter utilizado algumas aqui no pantanal e resistiram muito bem, mas é claro, com a devida manutenção, pois os aventureiros a jipe, acham que é 4x4 é indestrutível.

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #6 Online: Agosto 26, 2012, 05:49:25 pm »
bom, fugindo um pouco da minha própria proposta, será q fica muito caro se ao invés de um sistema de feixes, usarmos um sistema pneumática, como nas discovery? será q ele só existe nelas por causa do preço, ou por que é ruim se colocar na água??

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Resposta #7 Online: Agosto 27, 2012, 01:59:11 pm »
bom, fugindo um pouco da minha própria proposta, será q fica muito caro se ao invés de um sistema de feixes, usarmos um sistema pneumática, como nas discovery? será q ele só existe nelas por causa do preço, ou por que é ruim se colocar na água??

Eu acho possível, mas acredito que encarece muito e além da manutenção sera diferenciada, e se vai ficar bom, ai eu não sei, só colocando e testando.

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #8 Online: Agosto 27, 2012, 02:01:07 pm »
verdade, pra produção em série, vamos de feixes mesmo, ainda não estamos tão aptos a sonhar (mas não custa deixar um espaço pro dono adaptar, ou vender como opcional)

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Resposta #9 Online: Agosto 27, 2012, 02:12:50 pm »
verdade, pra produção em série, vamos de feixes mesmo, ainda não estamos tão aptos a sonhar (mas não custa deixar um espaço pro dono adaptar, ou vender como opcional)

Então, tem colegas que usa colocar sistema helicoidal, outros tipo garfo, e assim por diante, mas eu ainda por certa experiência com meu pai, e ou, por falta de profissional ajustar a suspensão, não ficava bom, qdo anda, parece o movimento de cobra, mas bem frisado, talvez ou com certeza mal feito, mas a moral da história nesse caso, não é só estabilidade, a questão maior é a tal da maciez almejada pelos condutores de 4x4, o problema que jeep é duro mesmo kkkk, eu já havia citado em outro post, que jeep é duro, e o tal de tirar mola, esquece, acontece que os veículos maiores e modernos, são mais macio, mas no pé da letra, todos os 4x4 tem suspensão dura mesmo, para aguentar o tranco. Mas fica a ideia de vender como opcional o sistema pneumático.

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Resposta #10 Online: Agosto 28, 2012, 01:39:51 pm »
Ow Jr. me fala ai, qual é  o seu Java?? Manda fotos para nos ver ok

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #11 Online: Agosto 28, 2012, 02:10:31 pm »
ainda não tenho o "meu", estou no processo de compra ainda. mas meu tio tem um, já dei uma voltinha nele e foi uma experiencia bem legal, vo bater umas fotos da próxima vez q for ver ele, tem até um snorkel improvisado, o motor é original, de diferente acho q só um rádio q meu tio colocou, esse "snorkel" e um par de faróis de milha

• Jr. Member
  • **
    • Ver Perfil
« Resposta #12 Online: Agosto 28, 2012, 02:41:41 pm »
ainda não tenho o "meu", estou no processo de compra ainda. mas meu tio tem um, já dei uma voltinha nele e foi uma experiencia bem legal, vo bater umas fotos da próxima vez q for ver ele, tem até um snorkel improvisado, o motor é original, de diferente acho q só um rádio q meu tio colocou, esse "snorkel" e um par de faróis de milha

Estou a disposição na hora da compra, qualquer duvida entre em contato... tipo verificar alguns itens que não o leve a comprar uma bomba e fica bem escondidinho ok. Pois já tive outro, e era bonitão, mas era cheio de armadilhas kkk

Offline Angelo Jr

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #13 Online: Agosto 28, 2012, 02:53:40 pm »
obrigado filho do ico, se eu for pro MS com certeza te contatarei, nem q seja pra bater um papo

Offline 3011Matheus

• Newbie
  • *
    • Ver Perfil
« Resposta #14 Online: Setembro 18, 2012, 03:37:41 pm »
ta pessoal e quando vamos começar a por no papel? uahuahauhusahu
ia ser muito loco